ERVAS SECAS E FRESCAS – Parte I

Chegou até mim. Por isso quero deixar aqui o registro. Manipulação das ervas no ritual umbandista.

“De inicio já esclareceremos que tanto as ervas frescas como as secas, possuem o mesmo valor dentro do trabalho, o que as difere são as especificidades que irão ser manuseadas de acordo com qual trabalho você pretende realizar. Por exemplo, na defumação usamos sempre as ervas secas, pois as ervas frescas vão carregar muita água em sua composição e não é interessante colocar água sob o fogo (a brasa do turíbulo), sendo assim, a melhor erva a se usar é a erva seca.

Outro exemplo simples e comum, é quando a entidade especifica a forma que a erva deve estar para a realização do ritual, exemplo: um chá de boldo com ervas frescas. Se essa indicação veio do médium de uma casa que você confia, já mantém uma vivência e pra você está tudo dentro do normal, então nesse caso você pode seguir o que foi escrito, porém, se restar alguma dúvida sobre isso é melhor procurar mais informações e agir sempre com bom senso.

” O ERVEIRO ME ENSINOU QUE ENQUANTO COLHEMOS A ERVA TEMOS QUE REZÁ-LA”

Sim, se alguém passou esse conhecimento, está correto. Por isso no caso das eervas secas, que não sabemos quem as colheu e nem como estava sua energia ou seu humornesse momento, teremos que acordá-la.

Acordar uma erva seca requer FÉ. è necessário acreditar que o elemento está vivo, ativo, atuante, vibrante e naquele momento está, apensas, em estado de dormência (Adriano Camargo, O Erveiro da Jurema)

Como sabemos as ervas secas passam por um processo de transformação e nesse processo é retirado o seu elemento aquático. O fato dela passar por esse processo já faz dela uma erva transformadora e que possui em si o aspecto de transformar extremamente evidente.

Resultado de imagem para ervas

Sua energia é muito concentrada e requer a quem for utilizá-la, muita fé para “despertar” na planta suas propriedades. Entendemos então que quando rezamos para a erva e para a sua ativação, aumentamos e acionamos nela o seu poder curador, pois mesmo uma erva seca possuiu em si o espirito vegetal que continua animando-a.

Deixe um comentário